Quando se fala em artefatos de concreto e inicia-se uma obra, certamente alguns assuntos de produtos específicos para a realização da mesma entrará em questão e, muitas vezes, causará dúvidas ou até mesmo confusões, como o caso dos canais, feitos de concretos que são comumente utilizadas durante as obras, em diversos setores e lugares.

Você certamente já ouviu falar ou conhece o Canal “U”, Canal “L” e o Canal “C”, mas quais são, de fato, as diferenças entre essas peças de concreto que sempre estão tão presentes nas obras?

Neste conteúdo, a Sanen Engenharia preparou uma explicação que vai facilitar bastante na hora de entender os formatos e utilização de cada um desses canais. Vamos lá?

Para que servem esses canais?

É importante saber que, assim como todos os produtos de construção e também de diversos outros setores, os canais tem serventias próprias e não podem ser utilizadas de qualquer maneira e nem em qualquer situação. 

É preciso sempre um engenheiro profissional e especializado nesses assuntos para avaliar a obra que será desenvolvida, qual o tipo de construção, fazer uma análise completa do terreno para saber exatamente onde encaixar o Canal “U”, Canal “L” e o Canal “C” e, se serão necessários a utilização de todos, pois cada um tem sua peculiaridade e função dentro de uma obra. 

Tem o que é destinado para reformas e obras em córregos de cidades, tem o que é utilizado em canalizações e tem o que vai evitar que concretos de desprendam.
Nós vamos explicar tudo certinho para você. Continue neste conteúdo conosco. 

Para que serve o Canal “U”?

Os canais denominados “U” recebem este nome porque tem um formato parecido com esta letra do alfabeto. 

Eles são altamente resistentes e formam um conjunto estático. Para que haja a aplicação deste canal, é preciso fazer um berço de pedra para evitar o deslocamento e o desencaixe das peças e são bastante utilizados por empresas de engenharia que estão realizando obras em córregos de pequenas e médias vazões, com largura determinada. 

As dimensões dos canais “U” são variadas, sempre de acordo com a necessidade da obra que será realizada, por isso uma empresa especializada precisa estar à frente do projeto.
Clicando aqui você tem acesso a nossa página sobre este canal com uma tabela das dimensões e cumprimentos que o Canal “U” podem ter. 

Para que serve e onde é utilizado o Canal “L”?

Da mesma maneira que a explicação da nomenclatura do Canal “U”, o “L”, também fabricado de concreto, tem formato da letra do alfabeto e serve para outras funções dentro de uma obra. Falando especificamente da obra de córregos, esses canais são colocados paralelamente nas margens dos dois lados, direito e esquerdo e a largura de cada canal é sempre determinada pela distância entre eles.

A Sanen Engenharia é uma fabricante de Canal “L” e realiza este tipo de obra em córregos, fazendo o leito ser concretado no local, eliminando, portanto, o acúmulo de sujeiras e o mau-cheiro. 

Para saber mais detalhes, ver fotos e entender melhor as dimensões e cumprimentos, além de analisar imagens de obras feitas com Canal “L”, pela Sanen, clique aqui. 

Canal “C”, o que é?

Seguindo o padrão dos canais apresentados anteriormente, o Canal “C”, quando colocado na vertical também se parece com a letra e por isso, suas peças têm encaixe diagonal, evitando o desprendimento do concreto moldado no local da obra.

As peças “C” são assentadas paralelamente e a largura pode ser executada com a necessidade da obra.

Uma curiosidade que está relacionada com as peças “C” é o baixo custo e a praticidade para se trabalhar, além da qualidade na execução, pois a Sanen Engenharia garante isso a todos os seus clientes, um rigoroso sistema de qualidade e segurança na fabricação de suas peças de concreto. 

Quer saber mais sobre Canal “U”, “L”, e “C”?

Se você ainda tem dúvidas sobre esses canais, quer fazer um orçamento ou entender melhor como a Sanen fabrica este tipo de produto, entre em contato conosco. Nossa equipe de especialistas está esperando por você!